Tribunal do Júri Popular de Tauá julga réu.

Foi iniciado por volta das 10 horas da manhã desta quarta-feira, 27, no Fórum Dr. Fábio Augusto Moreira  de Aguiar, mais um júri popular no município de Tauá. Foi submetido a julgamento,  José Arcânio Araújo Farias, 24, acusado por tentativa de homicídio contra José Domingos Lopes, fato este ocorrido no dia 05 de janeiro de 2013, na comunidade de Altamira Carrapateiras, durante uma discussão num jogo de baralho. Arcânio após se desentender com a vítima efetuou três disparos de pistola, sendo que um dos disparos atingiu a cabeça do senhor Zé Lopes.
 O julgamento teve início por voltas das 10 horas. Inicialmente a vítima foi ouvida e logo depois uma testemunha do fato, senhor Raimundo (conhecido como Padôr). Em seguida foi a vez do réu também prestar seu depoimento. Arcânio está preso há cerca de 9 meses. Atualmente ele cumpre pena no presídio de Crateús.  Durante os debates, houve um intervalo para o almoço.
O ministério público usou a tese de tentativa de homicídio por motivo fútil e a  defesa usou a tese de legítima defesa. Houve réplica e tréplica. O julgamento foi encerrado por volta das 15:30h.Ao final foi lida a sentença pela juíza Dra. Ana Célia. Inicialmente foi aplicada a pena base ao réu de 12 anos, mas a pena foi reduzida em um terço pela confissão espontânea do mesmo, fixando assim em definitivo a pena de 8 anos de reclusão, inicialmente em regime fechado.
O júri foi presidido pela meritíssima juíza Dra. Ana Célia. O ministério público foi representado pela promotora Dra. Walesca Catunda e atuou na defesa do réu, o Dr. Jorge Mota.A defesa do réu disse que vai recorrer  da decisão do júri, junto ao Tribunal de Justiça do Ceará.
O próximo julgamento está marcado para o dia 1º de setembro (segunda-feira), quando sentará no banco dos réus, Manoel Araújo Martins.Este júri vai acontecer no auditório do Lacen de Tauá, devido a sala do júri do Fórum desta cidade está disponível  para a Justiça eleitoral, da 19ª zona.  Inclusive parte da sala já está ocupada com as urnas eletrônicas para o processo eleitoral deste ano.Dia 08 de setembro, Luis Matias da Silva Filho; Dia 22 José Pedrosa Cavalcante e dia 15 de outubro, Francisco Gerlane L. Oliveira.
Reportagem e Foto: Flaviano Oliveira

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites