Tauá consegue manter pontuação no SPAECE 2014

O Governo do Estado do Ceará divulgou em 29/6/2015, os resultados das avaliações externas do SPAECE 2014. O evento foi no auditório do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM e contou com a participação de gestores de quase todos os 184 municípios cearenses. O Secretário da Educação, Prof. João Álcimo Viana Lima, esteve representando o município de Tauá.

O PAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa, foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado no ano de 2007. A partir da implementação, os municípios passaram a contar com o apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico.

Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações até o 5º ano, criando o PAIC +5, com o objetivo de melhorar os resultados em todo o Ensino Fundamental – anos iniciais.

De acordo com o levantamento, o município de Tauá atingiu nível desejável em alfabetização com proficiência de 201,4. Dos 21 municípios que são sede de Crede, Tauá ocupa a terceira posição no ranking do Estados do Ceará. Além disso, Tauá permanece com a proficiência acima da média estadual, que é de 174,3, e integra o conjunto de 50 municípios que superaram a proficiência de 200 pontos.

RESULTADOS SPAECE-ALFA 2º ANO – MUNICÍPIOS SEDE DE CREDE

POSIÇÃO CREDE MUNICIPIO PROFICIÊNCIA NIVEL

1º CREDE 20 BREJO SANTO 232,2 DESEJÁVEL

2º CREDE 6 SOBRAL 208,6 DESEJÁVEL

3º CREDE 15 TAUÁ 201,4 DESEJÁVEL

4º CREDE 9 HORIZONTE 193,9 DESEJÁVEL

5º CREDE 4 CAMOCIM 193,1 DESEJÁVEL

6º CREDE 5 TIANGUA 181,0 DESEJÁVEL

7º CREDE 3 ACARAU 179,8 DESEJÁVEL

8º CREDE 10 RUSSAS 176,9 DESEJÁVEL

9º CREDE 13 CRATEUS 170,9 DESEJÁVEL

10º CREDE 11 JAGUARIBE 169,1 DESEJÁVEL

11º CREDE 7 CANINDÉ 163,6 DESEJÁVEL

12º CREDE 16 IGUATU 163,2 DESEJÁVEL

13º CREDE 8 BATURITE 158,5 DESEJÁVEL

14º CREDE 14 SENADOR POMPEU 155,6 DESEJÁVEL

15º CREDE 2 ITAPIPOCA 155,0 DESEJÁVEL

16º CREDE 1 MARACANAÚ 150,6 DESEJÁVEL

17º CREDE 17 ICO 147,8 SUFICIENTE

18º CREDE 21 FORTALEZA 147,3 SUFICIENTE

19º CREDE 18 CRATO 145,5 SUFICIENTE

20º CREDE 12 QUIXADÁ 143,4 SUFICIENTE

21º CREDE 19 JUAZEIRO DO NORTE 136,8 SUFICIENTE

Ainda, com relação ao município de Tauá participaram da avaliação externa no 2º ano 788 alunos, distribuídos em 43 escolas. Ressalte-se, portanto, que Tauá é um dos maiores municípios com quantidade de alunos no Estado e disparadamente o maior município da Crede 15, o que aumenta a complexidade da gestão pedagógica de sua rede de ensino.

Das escolas avaliadas, 38 estão no nível desejável, 03 atingiram nível suficiente e 02 no nível intermediário. Cabe destacar que 18 escolas atingiram proficiência superior à média do município de Tauá. São elas:

01 CANTINHO DO SABER EEIF -SEDE 256,0 Desejável

02 DOMINGAS GOMES DE AGUIAR EEIF – JUNCO – SEDE DISTRITAL 255,8 Desejável

03 JOSE CACULA PEDROSA EEIF – VILA DE VERA CRUZ – INHAMUNS 254,4 Desejável

04 JOSEFA PEREIRA SENA EEIF – SANTA LUIZA – TRICI 249,5 Desejável

05 MARIA ALEXANDRINO NOGUEIRA MARQUES EEF – SEDE 237,9 Desejável

06 JOSUE HONORIO DE ALMEIDA EEF – VILA DE SANTA TEREZA 233,9 Desejável

07 FRANCISCO MIGUEL DOS SANTOS EEIF – VILA JOAQUIM MOREIRA – MARRECAS 232,1 Desejável

08 JOAO JOSE VIEIRA GOMES EEIF – MUTUCA – CARRAPATEIRAS 230,7 Desejável

09 ANTONIO TOTO DE OLIVEIRA EEIF – TODOS OS SANTOS – MARRUÁS 221,8 Desejável

10 JORGE MASSILON CAVALCANTE EEF – SEDE 221,5 Desejável

11 FRANCISCO BARBOSA EEIF- INGÁ – CARRAPATEIRAS 217,2 Desejável

12 FRANCISCO ALVES DE OLIVEIRA EEIF – POÇO DE BAIXO – MARRUÁS 214,8 Desejável

13 ELISEU MENESES DA COSTA EEIF – ASSENTAMENTO BONIFÁCIO – MARRECAS 210,7 Desejável

14 ANTONIO ZACARIAS MOTA EEIF – SANTA MARIA – MARRUÁS 208,0 Desejável

15 ANTONIA MARIA DA CONCEICAO EEIF-SITIO LAGOA – CARRAPATEIRAS 207,4 Desejável

16 ANTONIO ALVES DE PAIVA EEIF – LIMÃO – CARRAPATEIRAS 207,1 Desejável

17 ANA ROSA DO BONFIM EEIF- ZACARIAS – INHAMUNS 202,6 Desejável

18 RAIMUNDO ALVES DE MELO EEIF-ALTAMIRA – CARRAPATEIRAS 202,0 Desejável

No quinto ano do Ensino Fundamental o município atingiu proficiência de 212,3 de Língua Portuguesa e 226,9 em Matemática, ficando em ambas as disciplinas com padrão desempenho intermediário, numa escala de proficiência que vai de 0 a acima de 225 em Língua Portuguesa e de 0 a acima de 250 em Matemática. Foram avaliados 991 alunos, distribuídos em cinquenta e oito escolas da Rede Municipal de Ensino.

Fonte:Secretaria de Educação

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