Ceará registra 216 casos de dengue e três mortes pela doença em 2016

Foram confirmados no Ceará, em 2016, 216 casos de dengue e três mortes em decorrência da doença, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (5), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). As mortes ocorreram nos municípios de Crato, Fortim e Maracanaú.

Os casos confirmados da doença foram registrados em 30 dos 184 municípios do Ceará.Fortaleza concentra o maior número de casos: 138. De acordo com a Sesa, 22,7% dos casos confirmados ocorrem em pessoas entre 20 a 29 anos.

 

Em 2015, o Ceará registrou 63 mil casos prováveis de dengue em 174 dos 184 municípios do Estado, segundo o Ministério da Saúde; é o maior já registrado no Estado deste que a Secretaria de Saúde do Ceará começou a monitorar a doença, em 1986.

Transmissor da dengue, o mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão de outras doenças graves, como a febre chikungunya, o zika vírus, a febre amarela. A mãe infectada com zika vírus durante a gravidez pode causar também microcefalia no bebê. (Veja no vídeo acima por que o mosquito causa tantas doenças.)

Prevenção
Para conseguir interromper propagação do mosquito é necessário a participação de toda a população. Eliminar, vedar e cuidar. Esses são os meios de evitar que o mosquito nasça e possa se transformar em vetor de doenças. Elimine tudo que pode acumular água – água parada é um dos maiores atrativos; vede as caixas d’água e recipientes que guardam a água; e cuide dos potenciais criadouros que não podem ser eliminados.

Para o gerente da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos, Nélio Morais, a participação da população torna-se importante para acabar com os focos do mosquito. “A população precisa participar também dessas atividades contra o mosquito, tornando-se fiscais de sua própria residência, seguindo as orientações e os cuidados repassados por nossos agentes.”

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites