Tauá conquista prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae pela quarta vez

O PRÊMIO:

Em sua IX EDIÇÃO, o PRÊMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR é disputado desde 1999, por todas as prefeituras do Brasil, é uma forma do Sebrae reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

OS VENCEDORES:

Nesta sexta-feira (18/03) o Sebrae divulgou o resultado da IX Edição, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é em categorias, confira abaixo os Prefeitos(as) premiados(as):

MELHOR PROJETO: Prefeito Roberto Cláudio (FORTALEZA) – Programa Empreendedorismo Sustentável;

DESBUROCRATIZAÇÃO E FORMALIZAÇÃO: PATRÍCIA AGUIAR (TAUÁ) – ROTAS DO SABER;

IMPLEMENTAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LEI GERAL: Ciro Braga (ITAPAJÉ) – Incentiva “Institucionalização e implementação da Lei Geral”;

COMPRAS GOVERNAMENTAIS DE PEQUENOS NEGÓCIOS: Prefeito Roberto Cláudio (FORTALEZA) – Uso do poder de compras junto aos pequenos negócios para indução do desenvolvimento local;

PEQUENOS NEGÓCIOS NO CAMPO: Prefeita Mônica Aguiar (CAMOCIM) – Fortalecimento da atividade da pesca artesanal no município de Camocim como estratégia de desenvolvimento econômico e social;

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: Prefeito Cirilo Pimenta (QUIXERAMOBIM) – Estratégia para minimizar o colapso de água no município de Quixeramobim;

INCLUSÃO PRODUTIVA COM SEGURANÇA SANITÁRIA: Prefeito Otacílio Pinheiro (MILHÃ) – Sistema de Inspeção Municipal de Milhã – Garantindo a procedência aos produtos e acesso a mercado aos produtores locais;

G 100: Prefeito Átila Cordeiro (MARANGUAPE)  – “Programa de Inovação e Empreendedorismo de Maranguape” (CATEGORIA: reúne municípios com mais de 80 mil habitantes, com baixa renda per capita e alta vulnerabilidade social)

PROGRAMA VENCEDOR:

Criado pela Prefeita Patrícia Aguiar, em 2015, O PROGRAMA ROTAS DO SABER, extinguiu o uso de veículos abertos, os chamados “Pau de Arara”, no transporte de alunos.

Por meio deste Programa, a Prefeitura de Tauá assegurou que 100% dos veículos que trabalham no transporte escolar sejam adaptados para transportar os alunos da rede municipal de ensino, conforme Decreto Municipal e Código de Trânsito Brasileiro, todos os veículos são fechados e com no máximo 8 anos de uso para ônibus e 4 anos para topics e vans.

A Secretaria de Educação municipal, em parceria com Governos federal e estadual, adquiriu uma frota própria de 23 ônibus escolares, sendo dois ônibus adaptados com elevadores para facilitar o embarque e desembarque de crianças com necessidades especiais, e além destes ainda são contratados 127 veículos terceirizados.

Tauá possui a segunda maior extensão territorial do Estado (4.018 Km2). Com efeito, ao todo, são 150 rotas escolares e 8.474 km diários percorridos pelos veículos que fazem o transporte escolar no Município. O Programa Rotas do Saber atende 6.430 alunos diariamente, sendo 5.250 da Rede Municipal (cerca de 40% do total de alunos) e 1.180 da Rede Estadual. É feito, também, o atendimento domiciliar de aproximadamente 30 (trinta) alunos com dificuldades de locomoção, por meio do ônibus adaptados, na sede do Município.

O Programa possibilitou o transporte seguro e de qualidade para os estudantes municipais, repercutindo na redução da evasão escolar e na melhoria da aprendizagem.

Além de trazer impactos na economia do município em parceria com o Sebrae, através do Programa Empreendedor Individual, que incentivou a abertura de várias empresas de prestação de serviços gerando trabalho e renda para os tauaenses.

Os Governos, Federal e Estadual, Sebrae, Câmara Municipal de Tauá e Associação dos Motoristas, também tiveram participações importantes no projeto.

PREMIAÇÕES:

A Gestão Municipal de Tauá vence pela quarta vez e a Prefeita Patrícia Aguiar receberá seu terceiro troféu:

EDIÇÃO

GESTOR

PREMIAÇÃO

PROJETO

DESCRIÇÃO DO PROJETO

EDIÇÃO

Biênio 2007/2008

Patrícia Aguiar

MELHOR PROJETO ESTADUAL E NACIONAL

CIDADE DIGITAL

Projeto de inclusão digital com foco amplo em criar oportunidades para a população e os negócios locais

VII EDIÇÃO

Biênio 2011/2012

Odilon Aguiar

MELHOR PROJETO ESTADUAL E NA CATEGORIA: DESEN. RURAL

CONDOMINIO RURAL

Produtores rurais do município de Tauá ganharam novos estímulos para enfrentar as adversidades da região semiárida do interior cearense.

VIII EDIÇÃO

Biênio 2013/2014

Patrícia Aguiar

MELHOR

PROJETO ESTADUAL

TAUÁ MUNICÍPIO EMPREENDEDOR

Projeto que destaca a ação da Prefeitura Municipal de Tauá, que com auxílio de parceiros tornou ex-ambulantes em empreendedores individuais.

IX EDIÇÃO

Biênio 2015/2016

Patrícia Aguiar

CATEGORIA: DESBUROCRATIZAÇÃO E FORMALIZAÇÃO

ROTAS DO SABER

O Projeto possibilitou o transporte seguro e de qualidade para os estudantes municipais, repercutindo na redução da evasão escolar e na melhoria da aprendizagem.

PREMIAÇÃO OCORRERÁ EM MAIO

Os prefeitos premiados foram selecionados entre os prefeitos de todo o Estado do Ceará e todos receberão o Selo Prefeito Empreendedor – Finalista Estadual e Nacional. Neste ciclo 2015-2016, o concurso no Ceará recebeu um número recorde de inscrições, atingindo 75 projetos.

Os vencedores da etapa estadual participarão da final nacional no dia 10 de maio, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF).

Fonte: P.M.T

 

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites