Secretaria intensifica fumacê para conter avanço da dengue no Ceará

Com 4.995 casos de dengue confirmados em 2016 – 451 a mais do que na semana passada –, o Ceará tem outros 16.640 casos prováveis da doença em 116 dos 184 municípios do estado, de acordo com informações do Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (22), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Devido ao crescimento no número de casos, o estado intensifica o uso de carro fumacê para eliminar as larvas do mosquito.

Uma morte foi confirmada e outras 13 são investigadas nos municípios de Caucaia (2), Crato (1), Fortaleza (3), Fortim (1), Icó (1), Itapajé (1), Maracanaú (3) e Paraipaba (1). O boletim identifica sete municípios  com nível epidêmico de dengue, segundo parâmetro definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, vetor também do vírus zika, febre chikungunya e febre amarela.

Segundo a OMS a epidemia é configurada quando a incidência da doença for superior a 300 para cada grupo de 100 mil habitantes. De acordo com o boletim, os municípios de Pacoti (461,8 casos/100 mil hab), Tabuleiro do Norte (575), Tauá (818), Baixio (548,6), Icó (846), Umari (339,2) e Catarina (672,3) encontram-se em sinal de alerta em razão do número de casos de dengue confirmados.

Fumacê
Para eliminar o mosquito Aedes aegypti adulto e tentar controlar o avanço da doença, a Sesa  intensifica a aplicação do inseticida conhecido como fumacê. Além de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Apuiarés, Quixadá, Russas e Tabuleiro do Norte, a secretaria aplica o fumacê em mais dois municípios: Nova Russas e Tauá.

A escolha dos municípios que recebem a pulverização de inseticida é feita a partir de fatores entomológicos e epidemiológicos, como os índices de infestação do mosquito e o número de casos da doença.

Em Novas Russas, os carros do fumacê estiveram nas ruas do município nesta quinta (21) e sexta-feira (22), quando foi concluído o primeiro dos três ciclos de pulverização. Até o dia 30 de março o município havia notificado 10 casos de dengue. Nas duas primeiras semanas do mês de abril o município aumentou a notificação para 289 casos. Desse total, 38 foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado ( Lacen), do Governo do Estado.

Em Tauá, os carros fumacê vão pulverizar inseticida em 550 quarteirões a partir de segunda-feira (25). Lá também serão realizados três ciclos de pulverização, com o último ocorrendo de 9 a 11 de maio. A recomendação dos técnicos  é que as famílias deixem as janelas das casas abertas durante a passagem dos carros fumacê nas ruas para que o inseticida tenha maior alcance. Em Tauá, foram notificados este ano 996 casos de dengue, com 649 casos confirmados.

Cuidados dentro de casa
O fumacê só mata parte dos mosquitos adultos. O inseticida lançado pelo fumacê não mata as larvas do Aedes aegypti, que estão nas caixas d´água, potes, baldes, pneus, lajes, bandejas das geladeiras, onde estão os focos do mosquito. Daí, a necessidade de manter os quintais sempre limpos, recolher todo objeto que acumula água, até mesmo tampinhas de refrigerante e cascas de ovos. Os baldes com água acumulada para utilidades domésticas devem ficar bem tampados.

A limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por semana porque os riscos podem continuar ameaçando a saúde da família e dos vizinhos. Isso porque em pouco mais de oito dias os ovos depositados pela fêmea escondidos em algum lugar dentro de casa e no quintal, em contato com a água, podem virar larva, pupa e depois o mosquito adulto, voando por aí e transmitindo dengue,chikungunya e zika.

Outras doenças
Além dos casos de dengue, outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti também tiveram aumento no numero de casos no Ceará. A febre chikungunya, já tem 276 casos este ano, segundo a Sesa. Já microcefalia, de outubro de 2015 a 18 de abril deste ano, há a confirmação de 81 casos. No total, 27 óbitos, com oito tendo relação com a zika.

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites