Chuvas são registradas em 42 cidades do Ceará

O domingo foi dia de chuvas em 42 municípios do Ceará. Especialmente durante a manhã, a paisagem do Interior e de Fortaleza ganhou tons cinzas e temperaturas mais amenas com as chuvas de pré-estação, tradicionalmente influenciadas por sistema conhecido como Cavado de Altos Níveis, conforme informações da Fundação Cearense Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Além das precipitações, que, na Capital, somaram 39,8 milímetros (mm), Fortaleza amanheceu com falta de energia elétrica em vários bairros e semáforos apagados em muitos cruzamentos.

Conforme nota da Enel Distribuição Ceará (a antiga Coelce), o problema no fornecimento de energia foi causado por “uma falha na subestação Fortaleza, pertencente à Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco)”. Com isso, houve “interrupção no fornecimento de energia em parte da cidade de Fortaleza e outros pontos da Região Metropolitana”, informou a Enel.

@ANDREHJC/INSTAGRAM
Chuva no Colégio Militar de Fortaleza em foto do leitor @andrehjc

Já a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informou que 18 semáforos apresentaram problemas na Capital “devido a oscilações na rede de energia”. A Cidade tem 800 semáforos, conforme a pasta. “Agentes de trânsito foram deslocados para operar os principais cruzamentos e atender às colisões. A situação dos semáforos foi restabelecida por volta de 16 horas”, comunicou a AMC, em nota.

Chuvas

O balanço da Funceme sobre o domingo de chuvas no Ceará mostrou que houve chuva em 42 cidades do Estado. Os maiores volumes foram em municípios das regiões Centro-Sul e Sertão Central. A maior precipitação foi em Icó (a 358 quilômetros da Capital), com 102 mm, seguida por Solonópole (a 275 km de Fortaleza), com 78 mm, e Quixelô (a 392 km de Fortaleza), com 77 mm.

A Funceme prevê, para hoje, nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do Estado.

Ontem, o site da fundação permaneceu fora do ar “devido a problemas na rede elétrica e nos links dos servidores”. A Funceme não deu um prazo para regularização do site, que fornece informações meteorológicas do Estado.

 

Números

 

18 semáforos apresentaram problemas na manhã de chuva em Fortaleza

 

Saiba mais

 

Volume de chuva

 

Os dez maiores registros de chuvas no Ceará ontem:

Icó – 102 milímetros

Solonópole – 78 milímetros

Quixelô – 77 milímetros

Orós – 77 milímetros

Ibicuitinga – 66 milímetros

Cedro – 64 milímetros

Iguatu – 62 milímetros

Ipueiras – 61 milímetros

Maranguape – 56 milímetros

Tauá – 50 milímetros

 

Em Fortaleza, volume de chuvas foi de 39,8 milímetros.

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites