Médico e Ex-deputado Dr. Júlio Rêgo é o Aniversariante do Dia 28.

GESTÃO PÚBLICA E A POLÍTICA

HOMENAGEIAM JÚLIO RÊGO

     Em Tauá e nos demais municípios da Região dos Inhamuns , a data de 28 de Dezembro representa um grande marco na administração pública e na política.A data lembra o então jovem e talentoso médico Júlio Rêgo, que atendeu a uma necessidade da época que precisava da chegada do novo para o setor.E Júlio Rêgo, que festeja mais um aniversário na data, encarnou com disposição , competência e muito discernimento a oportunidade que surgiu nos idos dos Anos 60 quando foi guindado a Prefeito de Tauá pelas mãos do grupo político até então dominante e liderado pelo deputado Joel Marques. O médico Júlio Rêgo procurou ser  um prefeito diferente , com um governo apresentando pela primeira vez em sua história um planejamento e discussões temáticas com a população , fazendo com que ele pudesse investir com realismo em todos os segmentos da administração, mas, priorizando de verdade os setores da saúde, educação, estradas, despertar para melhoria no emprego e renda, o que foi feito.

SECRETARIADO QUALIFICADO- Estudante na época, no Ginásio Antonio Araripe, em Tauá, chamou muito a atenção dos dirigentes do principal estabelecimento de ensino da região, dos seus estudantes e professores o anúncio do secretariado, pessoas qualificadas em suas áreas e viu-se alí o começo de uma nova era para a administração e para a política. O saudoso deputado Joel Marques acertou em cheio na escolha de Júlio Rêgo,  que já na eleição seguinte(na época não tinha reeleição), disputou vaga ao Legislativo Estadual, concorrendo com o próprio Joel, tido e havido por sua honestidade e longeva liderança como “O Padroeiro dos Inhamuns”.

VIDA LEGISLATIVA- Os então candidatos Joel Marques e Júlio Rêgo foram eleitos e assim mantinha-se a tradição do Tauá eleger sempre dois parlamentares. Antes de Jùlio e Joel, eram Joel e Nelo Gomes, Joel e Antonio Gomes de Freitas (o popular Lisboa), representando o Grupo Político “Dos Gomes”, que prosperou até os dias atuais, com passagem por Antonio Gomes da Silva Câmara, Domingos Gomes de Aguiar Filho e Domingos de Aguiar Neto, atual deputado federal, na história de sua família , na política.

MAIS SOBRE JR- Depois do seu primeiro mandato de deputado estadual, Júlio Rêgo não parou mais. Foi eleito seguidamente para a Assembleia, onde pontuou em 7/8 mandatos, sempre tendo como concorrente local (ou seja, representando Tauá e outros municípios dos Inhamuns, como Parambu, Arneiroz, Independencia, dentre outros), o deputado Antonio Câmara.

PRESIDIU A ASSEMBLÉIA- O aniversariante desta quarta-feira, 28 de Dezembro, que ultrapassou os 80, mas ainda em grande forma, exerceu vários cargos na Mesa Diretora da Assembleia, período no qual assumiu 53 vezes o Governo do Estado. No Governo César Cals foi guindado à Secretaria de Saúde do Estado, onde mais uma vez mostrou sua vocação também como gestor público, tendo uma excelente passagem pela importante pasta.

SUCESSÃO DOS DOIS- Se lá atrás, nos anos 50/60, Joel e Nelo, Joel e Lisboa eram os grandes líderes de representação de Tauá e dos Inhamuns na Assembleia, nos anos 70/80 e ainda nos anos 90, Júlio Rêgo e Antonio Câmara dominaram o setor. Foram substituidos: Júlio Rêgo colocou um amigo, Idemar Citó que concorreu com o indicado de Antonio Câmara, no caso, Domingos Filho – e os dois ficaram cerca de 5/6 legislaturas.

DIZER O QUE MAIS? – Que Júlio Rêgo foi indicado para o Tribunal de Contas do Estado-TCE, de cuja Corte de Contas aposentou-se. Continua em suas viagens a Tauá, onde o consultório ainda vive aberto para os contatos com os milhares de amigos. Neste momento, Júlio Rêgo tem um sobrinho que é o vice-Prefeito de Tauá, Júlio César (filho de seu irmão José Rêgo Filho) e o próximo vice, Fred Rêgo é filho do seu primo Sebastião César Rêgo Filho. Um nome sem dúvida, muito leve e muito honrado para a política. Nossa homenagem ao aniversariante Júlio Rêgo, que honrou sempre a sua vida como cidadão, como gestor público e como político. Tenho muito orgulho de ser seu conterrâneo e seu amigo.

Escreveu o jornalista Antonio Viana.

Uma resposta em “Médico e Ex-deputado Dr. Júlio Rêgo é o Aniversariante do Dia 28.”

Os comentários estão fechados.

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites