Secretaria confirma dois óbitos por Meningite em Parambu, mas nega risco de surto

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) confirmou o registro de quatro casos de meningite no município de Parambu. Dois deles evoluíram para óbito e os outros dois estão internados em situação estável no Hospital São José, da rede pública do governo do Ceará. O hospital é referência em doenças infectocontagiosas.
Segundo a Sesa, uma equipe da epidemiologia foi ao município para investigar mais informações sobre os casos. Até o momento não foi confirmado surto, pois há vínculo entre os casos.  “O bloqueio foi realizado aos comunicantes, ou seja, foi feito uso de antibiótico para os contatos íntimos dos pacientes com meningite”, observa.
O tratamento da doença é feito com antibióticos. A vacinação da meningite tipo C é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de até cinco anos de idade e não há recomendação de vacinação para ocorrências com esse perfil, somente se um surto comunitário for confirmado.
A Secretaria diz que mantém uma equipe no município de Parambu para mais investigações e na busca de contactantes que possivelmente não tenham sido bloqueados.
Com informações da Sesa

Casos de meningite registrados no município de Parambu estão deixando os moradores em alerta. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Enilzete Noronha, informou que todos os protocolos de investigação que foram iniciados conta com muitas informações que possibilitará a identificação de onde surgiu a transmissão para o imediato bloqueio. Ainda segundo a secretária, as equipes de saúde já estavam concluída em quase 100% o bloqueio de eventuais novas transmissões com a aplicação de medicação à todas as pessoas que tiveram contato direto com as vítimas que vieram à óbito.

De acordo com a secretária, os protocolos de investigação serão concluídos o mais breve possível e ao final do trabalho divulgará nota técnica à sociedade com mais informações e novas providencias adotadas pelos órgãos de saúde pública de Parambu e do Estado.

O alerta está por conta de duas pessoas que vieram à óbito, na última semana de meningite no município de Parambu. E uma terceira pessoa permanece internada no Hospital São João, em Fortaleza.

CEARAAGORA

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites