Hoje, dia 28, Dr. Júlio Rêgo, o expoente da Rádio Cultura dos Inhamuns, também é aniversariante

Em um dia tão importante como é o dia 28 de Dezembro para a Rádio Cultura dos Inhamuns, seria impossível não lembrar do Médico e Ex-Deputado Dr. Júlio Gonçalves Rêgo, aquele que representou e continua representando a história da nossa emissora durante esses 39 anos. Sem dúvidas, a Rádio Cultura dos Inhamuns completa mais um ano de vida graças ao comprometimento e empenho do Dr. Júlio em sempre buscar inovações para a sociedade. Hoje, ele completa mais um ano de vida, mais um ano de apoio à comunidade, que não só promoveu a fundação e a idealização desse importante veículo de comunicação, mas que também propiciou feitos marcantes para o meio social. Nada mais do que justo contar um pouco de sua história.

Homenagem a Júlio Rêgo

Em Tauá e nos demais municípios da Região dos Inhamuns , a data de 28 de Dezembro representa um grande marco na administração pública e na política. A data lembra o então jovem e talentoso médico Júlio Rêgo, que atendeu a uma necessidade da época que precisava da chegada ”do novo” para o setor. Júlio Rêgo, que festeja mais um aniversário na data, encarnou com disposição , competência e muito discernimento a oportunidade que surgiu nos idos dos Anos 60 quando foi guindado a Prefeito de Tauá pelas mãos do grupo político até então dominante e liderado pelo deputado Joel Marques. O médico Júlio Rêgo procurou ser  um prefeito diferente, com um governo que apresentava, pela primeira vez em sua história, um planejamento e discussões temáticas com a população, fazendo com que ele pudesse investir com realismo em todos os segmentos da administração, mas sempre priorizando de verdade os setores da saúde, educação, estradas e despertando para melhoria no emprego e renda, o que foi feito.

Secretário Qualificado

Estudante na época do Ginásio Antonio Araripe, em Tauá, chamou muito a atenção dos dirigentes do principal estabelecimento de ensino da região, dos seus estudantes e professores o anúncio do secretariado, pessoas qualificadas em suas áreas e viu-se alí o começo de uma nova era para a administração e para a política. O saudoso deputado Joel Marques acertou em cheio na escolha de Júlio Rêgo,  que já na eleição seguinte (na época não tinha reeleição), disputou vaga ao Legislativo Estadual, concorrendo com o próprio Joel, tido e havido por sua honestidade e longeva liderança como “O Padroeiro dos Inhamuns”.

Vida Legislativa

Os então candidatos Joel Marques e Júlio Rêgo foram eleitos e assim se mantinha a tradição de Tauá de eleger sempre dois parlamentares. Antes de Jùlio e Joel, eram Joel e Nelo Gomes, Joel e Antonio Gomes de Freitas (o popular Lisboa), representando o Grupo Político “Dos Gomes”, que prosperou até os dias atuais, com passagem por Antonio Gomes da Silva Câmara, Domingos Gomes de Aguiar Filho e Domingos de Aguiar Neto.

Mais Sobre Júlio Rêgo

Depois do seu primeiro mandato de deputado estadual, Júlio Rêgo não parou mais. Foi eleito seguidamente para a Assembleia, onde pontuou em 7/8 mandatos (ou seja, representando Tauá e outros municípios dos Inhamuns, como Parambú, Arneiroz, Independência, dentre outros), sempre tendo como concorrente local  o deputado Antonio Câmara.

Presidiu a Assembleia

O aniversariante deste Sábado, 28 de Dezembro, ainda em grande forma, exerceu vários cargos na Mesa Diretora da Assembleia, período no qual assumiu 53 vezes o Governo do Estado. No Governo César Cals foi guindado à Secretaria de Saúde do Estado, onde mais uma vez mostrou sua vocação também como gestor público, tendo uma excelente passagem pela importante pasta.

Sucessão dos Dois

Se lá atrás, nos anos 50/60, Joel e Nelo, Joel e Lisboa eram os grandes líderes de representação de Tauá e dos Inhamuns na Assembleia, nos anos 70/80 e ainda nos anos 90, Júlio Rêgo e Antonio Câmara dominaram o setor. Foram substituidos: Júlio Rêgo colocou um amigo, Idemar Citó que concorreu com o indicado de Antonio Câmara, no caso, Domingos Filho – e os dois ficaram cerca de 5/6 legislaturas.

O que dizer mais?

Que Júlio Rêgo foi indicado para o Tribunal de Contas do Estado-TCE, de cuja Corte de Contas aposentou-se. Continua em suas viagens a Tauá, onde o consultório ainda vive aberto para os contatos com os milhares de amigos. Neste momento, Júlio Rêgo tem um sobrinho que é o vice-Prefeito de Tauá, Júlio César (filho de seu irmão José Rêgo Filho) e o próximo vice, Fred Rêgo é filho do seu primo Sebastião César Rêgo Filho. Um nome sem dúvida, muito leve e muito honrado para a política.

(texto adaptado do Jornalista Antônio Viana)

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites