Combate ao coronavírus: pesquisa Datafolha mostra que ações do Ministro da Saúde tem aprovação de 76% dos brasileiros

Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada, nesta sexta-feira (3), mostra que a condução das medidas de combate ao coronavírus, pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tem aprovação de 76% dos brasileiros, enquanto cresceu de 33% para 39%, segundo o mesmo levantamento, a reprovação ao estilo do presidente Jair Bolsonaro administrar a crise da Civid-19.

A pesquisa, realizada por telefone, entre os dias 1 e 3 de abril, ouviu 1.511 pessoas e apresenta margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos. Os números revelam que apenas 5% dos entrevistados discordam das ações comandadas pelo Ministro da Saúde e outros 18% consideram regular o trabalho de Mandetta.

O Datafolha aponta que a aprovação de Bolsonaro se mantém estável (33% ante 35%), assim como a avaliação regular (26% para 25%). Segundo a pesquisa, a rejeição à atuação Bolsonaro cresceu mais entre moradores do Sudeste (de 34% para 41%) e no Norte/Centro-Oeste (24% para 34%). A Região Centro Oeste ganhou espaços no noticiário político nacional após a decisão do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), romper com o Governo Federal.

O ministro Luiz Henrique Mandetta está, diariamente, em entrevistas coletivas e lidera a equipe da Saúde que administra as ações para o enfrentamento da coronavírus. Mandetta mantém uniforme o discurso sobre a importância do isolamento social, enquanto o presidente Jair Bolsonaro se opõe a essa linha, que é considera técnica e baseada em estudos científicos.

A recomendação do isolamento social é uma das principais bandeiras da Organização Mundial da Saúde (OMS) e vem sendo seguida pelos governadores e prefeitos das cidades brasileiras. A exposição diária levou Mandetta ao estrelado, mesmo em um cenário de guerra e pânico para os brasileiros.

A visibilidade gerou ciúmes dentro do Governo Federal. Mandetta tem apoio na Câmara Federal e no Senado e junto a governadores e prefeitos, mas Bolsonaro o vê como desobediente em muitas orientações do Palácio do Planalto.

DN

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites