Centec oferece 600 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), em parceria com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), está com inscrições abertas, de 1º a 30 de agosto, para o vestibular e processo seletivo de cursos técnicos e superiores tecnológicos gratuitos. São 600 vagas para o semestre 2020.2 dos Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) em Barbalha, Crato e São Gonçalo do Amarante e para as Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, em Juazeiro do Norte, e Sertão Central, em Quixeramobim. As inscrições estão disponíveis no site www.centec.org.br.

É importante frisar que todas as aulas são presenciais, mas, em virtude da Covid-19, elas poderão ser oferecidas remotamente ou de forma híbrida. Estão sendo ofertados os cursos superiores de tecnologia em Alimentos e Gestão do Agronegócio, e os cursos técnicos de nível médio de Agricultura, Cozinha, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Mecânica, Meio Ambiente e Metalurgia.

Todos os cursos são totalmente gratuitos, sem taxa de inscrição, nem mensalidade; e são autorizados pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) ou reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

O presidente do Centec, Silas Alencar, explica a importância de continuar oferecendo ensino gratuito e de qualidade para os cearenses. “Sabemos que estamos vivendo um momento atípico, mas queremos garantir o direito à educação, além de cumprir uma das nossas missões, que é oferecer ensino técnico, tecnológico e qualificação profissional para o povo cearense, mesmo durante a pandemia. Toda a nossa equipe está dedicada para garantir a qualidade dos cursos ofertados”, reforça.

O diretor da Fatec Sertão Central, Jardel Paixão, destaca que a faculdade possui uma alta taxa empregabilidade, “por isso, acredito que esta é uma grande oportunidade para os jovens que estão em busca de uma profissão. As aulas iniciais poderão ocorrer de forma remota, caso perdure o distanciamento social em virtude da pandemia”, finaliza.

Já o diretor da Fatec Cariri, Emerson Lacerda, ressalta que ainda há uma grande demanda por profissionais nas áreas dos cursos oferecidos, pois são fortes tendências de mercado. “Além disso, estas áreas vão ajudar a desenvolver a região do Cariri. Alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio ou pessoas que já concluíram o Ensino Regular, podem se inscrever para participar dos nossos cursos técnicos”, disse.

Seleção

O vestibular para 90 vagas em cursos superiores tecnológicos será on-line, com uma prova de redação com duração de duas horas. Ao se inscrever, o candidato terá até o dia 30 de agosto para realizar a prova no sistema do Centec. Já o processo seletivo para as 510 vagas dos cursos técnicos de nível médio ocorrerá por meio de análise do histórico escolar.

São reservadas 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas municipais e estaduais; e 3% para candidatos com necessidades especiais.

Confira a seguir o quadro de vagas:

Acesse aqui o Edital 01/2020 (Processo seletivo)

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites