Como justificar ausência de voto no segundo turno

segundo turno das eleições municipais 2020 aconteceu hoje, domingo, 29 de novembro (29/11). No entanto, muitas pessoas não puderam estar na cidade onde votam. Nestes casos é necessário justificar a ausência à Justiça Eleitoral para não ter problemas. A ausência de voto sem justificativa impede a emissão de documentos e proíbe o eleitor de assumir vagas em concursos públicos, por exemplo.

Até quando posso justificar o voto?

É possível justificar a ausência à votação até 60 dias após cada turno. Quem não votou no primeiro turno pode realizar o processo até 14 de janeiro de 2021, e quem estava fora do domicílio eleitoral no segundo turno tem até 28 de janeiro de 2021.

Como justificar o voto no dia da eleição

Durante o período de votações, é possível justificar o voto presencialmente indo em qualquer seção eleitoral. Este ano não será mais necessário o preenchimento de formulário para justificar o voto no dia da eleição.

Quero conteúdo exclusivo!
Assine OP+, nossa plataforma de multistreaming, e tenha acesso aos nossos colunistas, grandes reportagens, podcasts, séries e muito mais.

O documento, chamado Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), era entregue aos próprios mesários, mas na votação de 2020 o registro de justificativas será feito por computador, também pelos mesários. Para realizar o processo, é preciso portar um documento oficial com foto e saber o número do título de eleitor.

Como justificar o voto pelo aplicativo e-Título

Uma das facilidade em 2020 para quem está fora do seu domicílio eleitoral é a possibilidade de justificar o voto pelo aplicativo e-Título. Ao abrir o aplicativo, basta ir em “Mais opções > Justificativa”. O aplicativo usará o GPS do celular para detectar se o eleitor realmente está fora da cidade onde vota.

Como justificar o voto sem o aplicativo e-Título

Após o dia da eleição, é possível justificar a ausência presencialmente comparecendo a qualquer cartório eleitoral e preenchendo o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). Não é necessário pagar multa.

Como justificar o voto pelo site do TSE (Sistema Justifica)

Além da justificativa presencial e pelo aplicativo e-Título, é possível também realizar o procedimento no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo Sistema Justifica. Assim como nos outros casos, é possível justificar até 60 dias após cada turno da eleição.

OPOVO

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites