Presidente do Inep afirma que “não há previsão de adiar o Enem” e 320 mil cearenses farão o exame no próximo domingo

Cerca de 320 mil candidatos devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio no Ceará neste fim de semana. O vai e vem da Justiça com o Inep não trouxe resultados e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região manteve a decisão que negou o adiamento do Enem e as datas da prova continuam as mesmas: nos próximos dois domingos, dias 17 e 24.

A realização do Enem 2020 colocará, em todo país, mais de 5 milhões e 700 mil candidatos em circulação. O exame terá 14 mil locais de prova e 205 mil salas em todo o país. O cenário preocupa os especialistas da área da saúde e gestores educacionais que demonstram preocupação e temem uma maior contaminação da Covid-19 devido a aglomeração de pessoas.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou nessa quinta-feira, que, até o momento, não há previsão de adiamento da aplicação do Enem em nenhum município.

Foto: Agência Brasil

 

Segundo ele, o Inep recorrerá de eventuais decisões judiciais contrárias à aplicação da prova. Sobre a possibilidade de decretos locais, proibindo a realização do exame, Lopes disse que os prefeitos têm de saber que é grande o risco de não se conseguir realizar o exame em outras datas.

“Não podemos assegurar isso a todas cidades. Se as autoridades proibirem a realização das provas, não poderemos assegurar que vai conseguir aplicar a prova em outras datas. E se não for possível fazer a reaplicação, [os candidatos] vão perder o Enem 2020. Só vão poder fazer o Enem 2021”, disse ele referindo-se às várias etapas de impressão e logística necessárias para a realização do Enem. 

Além disso, “o Enem é base para as políticas de acesso a universidades privadas por meio de bolsas e de financiamento estudantil”, complementou.

Impresso e digital

Além da prova impressa, 96 mil inscritos também vão realizar o Enem digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os candidatos inscritos para o exame que estejam com covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas podem solicitar a reaplicação das provas, que será nos dias 17 e 24 de janeiro, para versão impressa, e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, no caso do enem digital.

Quem estiver doente deve comunicar a condição, antes da realização das provas, acessando a Página do Participante na internet. O resultado do exame será divulgado no dia 29 de março.

Cronograma do Enem:

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos
  • Reaplicação da prova: 23 e 24 de fevereiro
  • Resultados: 29 de março

Consulta do local de prova e reaplicação

CEARAAGORA

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites