Reta final da disputa pela Presidência da Câmara pode movimentar negociações por cargos no Ceará

Na última semana de recesso parlamentar em Brasília, a disputa pelas presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal entra na reta final. Na primeira Casa, com posicionamentos encaminhados nas bancadas partidárias, Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP) apostam suas últimas fichas na conquista de apoio de dissidentes, que contrariem – agarrados ao voto secreto – as definições de suas legendas.

A bancada do Ceará ainda pode ser campo aberto para algumas investidas. Nas contas de alguns parlamentares, o placar estaria em 16 votos para Baleia e seis para Lira, mas os cálculos não são definitivos. No caso do candidato do PP, aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), há negociações em curso para sacramentar posições, o que envolve, com a “ajuda” do Palácio do Planalto, indicações de deputados para cargos federais no Ceará.

> Por que a busca por apoio no Ceará é importante na disputa pela Presidência da Câmara?

Na última semana, exonerações em órgãos ligados à União no Estado, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado do Ceará (Dnit-CE) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Ceará, deixaram alguns postos à disposição de acordos.

Deputados chegaram a admitir, nos bastidores, que Francisco Barroso Rodrigues, ligado ao deputado federal Junior Mano (PL), assumiria a superintendência do Dnit-CE neste movimento. O nome, porém, estaria enfrentando resistência no Governo Federal por ligações com governistas no Ceará. A resolução do impasse é esperada para os próximos dias, assim como uma “dança das cadeiras” que pode chegar a outros órgãos públicos.

Indefinição

Quase um mês depois de o PT estadual ter suspendido a decisão da executiva municipal que estabelecia o partido como oposição na Câmara Municipal de Fortaleza, uma definição ainda não avançou. Segundo petistas,o diretório de Fortaleza ainda não foi notificado da decisão estadual e estaria aguardando isso para agendar reunião para discutir o tema.

Entre parlamentares da base do prefeito José Sarto (PDT), a expectativa é que o PT prossiga na oposição – como foi durante o Governo de Roberto Cláudio (PDT). O que ocorreria, inclusive, porque os três vereadores petistas participaram da definição da executiva municipal que foi anulada.

Projetos no recesso

O deputado estadual André Fernandes (Republicanos), que chegou a ter o mandato suspenso por quebra de decoro parlamentar no ano passado, está entre os que mais apresentaram projetos na Assembleia Legislativa durante o recesso parlamentar.

Um deles dispõe sobre a responsabilização integral de condutores por danos materiais causados ao patrimônio público estadual em casos de acidente de trânsito provocado pelo consumo de álcool ou substâncias psicoativas.

Luto

Por conta do falecimento do ex-deputado estadual Ted Pontes, a Assembleia Legislativa está em luto oficial de três dias, decretado pelo presidente da Casa, Fernando Santana (PT).

DN

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites