ASecretaria da Saúde do Ceará (Sesa) monitora 61 pacientes, sendo 34 do sexo masculino e 27 do sexo feminino, com suspeita de infecção pela nova variante do Coronavírus, oriunda de Manaus. Conforme o órgão, ainda não há confirmação de que os casos pertençam à nova cepa do vírus. A pasta informa ainda que apenas um paciente foi transferido da capital amazonense para o Estado.
Decompondo o total de monitorados: dos 61 pacientes, 44 (72,13%) são viajantes e 17 (28,87%) contactantes. A Sesa detalha ainda que o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) analisou 33 amostras recebidas, das quais 16 possuem critérios técnicos para isolamento viral e foram enviadas à Fiocruz do Amazonas. A expectativa é de que o resultado do estudo genético saia até a próxima semana.
No dia 21 do mês passado, O POVO publicou a informação, compartilhada via Twitter por uma médica da rede municipal, que havia pelo menos 30 pacientes em Fortaleza sob a suspeita de infecção da variante de Manaus do coronavírus.
OPOVO