Com 302 votos, Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Câmara dos Deputados elegeu, na noite desta segunda-feira (1º), o sucessor de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para o cargo de presidente da Casa.

Com votação iniciada as 22h desta segunda-feira, a Câmara Federal elegeu por 302 votos, o deputado alagoano Arthur Lira (PP) como novo presidente do Legislativo Federal. Lira obteve maioria absoluta dos votos, ou seja, metade mais um dos votantes presentes. Baleia Rossi (MDB) obteve 143 dos 503 votos.

Arthur Lira assume a presidência da Câmara no biênio 2021-2022 e representa uma grande vitória para o Palácio do Planalto, já que o mesmo tinha o apoio do Presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido). Passa a ser sua responsabilidade, a decisão de abrir – ou não – o processo de impeachment do atual presidente.

Despedida

Em seu discurso antes da votação, Lira defendeu a previsibilidade na análise das propostas. Segundo ele, haverá reunião de líderes das bancadas às quintas-feiras a fim de elaborar a pauta, com a definição dos relatores, respeitada a proporcionalidade partidária.

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) fez seu último discurso, em meio às lágrimas, após 4 anos e 7 meses como presidente da Câmara. Essa foi a primeira vez na história que um parlamentar comandou a Câmara por três vezes seguidas.

Maia disse que 2020 foi o ano mais difícil de sua gestão em virtude da pandemia de covid-19. Desde março do ano passado, as atividades legislativas têm sido realizadas de forma virtual. Nas votações, apenas líderes partidários são autorizados a permanecer no plenário.

Arthur Lira

Arthur Lira está em seu terceiro mandato como deputado federal pelo estado de Alagoas. Lira já foi deputado estadual, vereador de Maceió e presidente da comissão de Constituição e Justiça, uma das mais importantes da Câmara. Desde 2019 trabalha na liderança do bloco parlamentar conhecido como Centrão.

Sobre a eleição

Ao todo, oito deputados concorreram ao cargo. Fábio Ramalho (MDB-MG) obteve 21 votos, Luiza Erundina (PSOL-SP) recebeu 16 votos; Marcel Van Hattem (Novo-RS), 13 votos; André Janones (Avante-MG), 3 votos; Kim Kataguiri (DEM-SP), 2 votos; e General Peternelli (PSL-SP), 1 voto.

Para ser eleito em primeiro turno, o postulante precisa da maioria absoluta dos votos – se todos os 513 deputados votarem, serão necessários 257 votos. Caso este número não seja alcançado, os dois mais votados disputarão o segundo turno. A sessão foi iniciada às 19h20.

Como funciona o voto

Os deputados votam em cabines instaladas nas dependências da Câmara. Ao contrário do Senado, o processo é eletrônico.

Eles foram chamados em grupos de 5, em ordem alfabética. Ganha quem conseguir os votos de mais da metade dos deputados presentes.

CEARAAGORA

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites