História

A Rádio Cultura dos Inhamuns é sem dúvida a melhor emissora de rádio da região dos Inhamuns, além de ter sido a pioneira em radiodifusão. A contribuição no desenvolvimento sócio-cultural é percebível em toda esfera da sociedade inhumunhense, onde tem assumido a dianteira em todas manifestações populares.

O Decreto nº 83.813, de 7 de agosto de 1978 deliberado pelo Presidente da República que em uso de suas atribuições que lhe confere o artigo 81, item III combinado com o Artigo 8º, item XV, letra “a”, da Constituição, e tendo em vista o que  consta do processo MC nº 6.133/78(Edital nº 48/78), decreta no Artigo 1º – Fica outorgada concessão a Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda, nos termos do artigo 28 do Regulamento dos serviços de Radiodifusão, aprovado pelo Decreto nº 52.795, de 31 de outubro de 1963, para estabelecer, sem direito de exclusividade, uma estação de radiodifusão sonora em onda média de âmbito regional, na cidade de Tauá, Estado do Ceará: Brasília, 7 de agosto de 1979, assinado pelo Presidente da República Federativa do Brasil: João Batista de Figueiredo.

A líder de audiência na região dos Inhamuns só iniciou sua radiodifusão  em caráter experimental no dia 28 de novembro de 1980 e depois de um mês de funcionamento no dia 28 de dezembro de 1980 deu-se sua inauguração. Tauá viveu um dos momentos mais importante de toda sua história, um marco de alta relevância no cenário da comunicação sonora.

Sobre a instituição desta emissora deve ser ressaltado o nome de maior proeminência na constituição desse sonho tauaense, o eterno Ex-Deputado Estadual em 6 Legislaturas (1966 – 1990), Médico formado pela Universidade Federal do Recife (1956), Ex-Prefeito de Tauá (1962 – 1966), Ex-Secretário de Saúde do Estado (1973/74), Ex-Presidente e  Ex-Primeiro Vice-Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, assumiu o Governo do Estado no Exercício da Presidência Assembléia Legislativa (1970/72 e 1980/82), Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) Dr. Júlio Gonçalves Rêgo. No momento de inauguração tiveram presente o Governador Virgilio Távora, Ministro de Minas e Energia César Carls, Deputado Federal  Claudino Sales, radialistas: Peixoto de Alencar (maior radialista na época) e Arnaldo Santos ambos da Rádio AM Dragão do Mar e o Prefeito Municipal de Tauá Joaquim de Sousa Bastos. A principio nesta Rádio os sócios eram o então Parlamentar Deputado Júlio Rêgo e o Deputado Federal Claudino Sales de Crateús, mas, em 1982 passa a pertencer de forma definitiva até hoje ao Dr. Júlio Rêgo como Diretor presidente e ao  Dr. José Rêgo Filho  como superintendente.

Em 1987 a emissora ficou sobre a superintendência de seu irmão José Rêgo Filho e o maior locutor da região Inhamunhense Antônio Sampaio Moreira assume a gerência administrativa da rádio. Hoje os sócios são: Dr. Júlio Gonçalves  Rêgo, Dr. José Rêgo Filho e o Dr. Rêgo Neto (filho do Dr. Lemos).

Ao longo destes 28 anos de funcionamento várias pessoas (locutores) já trabalharam aqui, mas, alguns saíram e assumem destaque em outras emissoras, demonstrando o preparo profissional da “prata de casa[2]”: Sandro Alemão (Difusora dos Inhamuns), Simone Silva (FM Assembléia em Fortaleza), Dutra Paixão (Trici FM), Alverne Lacerda (Trici FM), Helvércio Martins (Príncipe Imperial em Crateús), Vilrismar Holanda (diretor administrativo da Rádio Difusora dos Inhamuns).

Atualmente a Rádio Cultura dos Inhamuns tem um quadro de 11 funcionários: 4 locutores (Sampaio Moreira, Flaviana  Xavier, Edir Fernandes e Tomás Junior), 3 operadores de áudio (Luiz Filho, Francisco José e Elino Mota – Motinha), 2 recepcionistas (Patrícia Loiola e Zenilda Estrela), 1 em serviços gerais (Célia Belisário) e 1 vigia (José Romualdo),). E outros colaboradores.

Uma emissora que se preze tem que ganhar prêmios do fruto de sua capacidade profissional, onde coloque em um nível de superioridade, mas, com os pés no chão, ou seja, humildade, aceitando desafios, lutas e com um sonho a ser alcançado: “Um sonho de se sonha só é um sonho, mas, um sonho que se sonha juntos não é um sonho é uma realidade concreta”, então, a  Voz da Região ganhou o Premio de Destaque no ano 2005 pela ACERT.

A Rádio Cultura dos Inhamuns é conhecida como a Rede Globo de Televisão[3], onde em seu 28º aniversário desfruta de uma incalculável premiação, honra ao mérito e prêmios de destaque no qual alguns merecem mais evidência: HOLPED – Pesquisa, Estatística e Publicidade (certificado de consagração pública outorgada o presente – Foi classificado em 1º lugar em bom atendimento, preferência e simpatia pública); ASCOT – Associação Comercial de Tauá (confere o título de PERSONALIDADE TAUAENSE de 1993, tendo em vista os relevantes serviços prestados a essa comunidade); Dimensão Pesquisa e Estatística – Certificado de consagração pública como “Top of Mind[4]” ; ABERT – Associação Brasileira de Emissora de Rádio e Televisão em seu Jubileu de prata (diploma de honra como registro de seus 25 anos de fundação em defesa da liberdade e unidade da radiodifusão brasileira; ACERT – Associação Cearense de Emissora de Rádio e Televisão recebe o prêmio como a melhor do Estado do Ceará); CECITEC – Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns, confere o certificado de honra ao mérito; Clube das Acácias de Tauá – Ceará (1978 – 2003) outorga a Rádio Cultura o certificado de amiga Benfeitora; Prêmios ELO: Destaque 2007 ao radialista Sampaio Moreira e a Rádio Cultura; New Model’s Produções confere como empresa Revelação 2008; prêmios em participação de eventos esportivos, período carnavalesco, Tauá Folia, Feiras de Ovinos e Caprinos, Exposições Agropecuárias, Vaquejadas, Festberro além de fazer uma cobertura de todos os acontecimentos Culturais, Religiosos, Ideológicos, Educacionais, Científicos e Tecnológicos, Sóciopolíticos.

A programação desta emissora é um verdadeiro diferencial na radiodifusão, pois, o Programa Domingo Total apresentado pelo radialista Sampaio Moreira aos Domingo de 12:00h à 15:00h recebeu destaque pela Revista Veja como uma prestadora de serviço à comunidade, onde neste programa os ouvintes recebem telefonemas de seus familiares espalhados no Brasil, principalmente do Estado de São Paulo, na época foi constatado que o telefone  mais utilizado na região do Nordeste era desta emissora, outro fato interessante foi sua participação no Programa Globo Repórter da Rede Globo de Televisão sobre a seca e as invasões no comércio de Tauá, mais outro evento foi a Transmissão do Jogo Brasil e Peru direto do estádio Castelão no Maranhão, onde somente mais 2 emissoras transmitiram neste jogo: Rádio Verdes Mares e Rádio Vale do Cariri.

A querida Rádio dos Inhamuns possui uma programação recheada de sucessos, pois, às 5:00h às 6:00h Edir Fernandes comanda o programa Alvorada do Sertão despertando o sertão com muita musica sertaneja, nordestina, noticias e manchetes dos melhores  jornais do Brasil e piadas para entreter seu astral. As 6:00h às 7:30h R C I e Noticias como Sampaio Moreira, Edir Fernandes e Tomás Junior no plantão policial, hospitalar e esportivo, uma cobertura de tudo que ocorre em Tauá, Inhamuns, Ceará, Brasil e mundo, a noticia em tempo real , em 1º lugar, aonde a noticia acontece a Rádio Cultura está. As 7:30h às 11:00h Manhã de Sucesso com Flaviana Xavier e no suporte Edir Fernandes comandando uma manhã de paz, amor e muita felicidade, com musicas, horóscopos, dicas de novelas, noticias dos famosos, aniversariantes do dia, dicas de culinária, saúde, participação dos ouvintes, agenda dos eventos, sorteios de prêmios (camisas, CD, DVD, ingressos, brindes), charadas, pesquisa do dia uma verdadeira sintonia do bem, o programa que deixa você em alta astral. As 11:00h às 11:30h Bola em Jogo com  os craques da informação Edir Fernandes e Tomás Junior conduzindo a resenha esportiva, abordando as modalidades de esporte mais importante em nosso país, principalmente o futebol em nível mundial, nacional, cearense, municipal Das 12:00h às 13:30h Opinião do Povo comandado por Sampaio Moreira e Edir Fernandes um informativo crítico, imparcial, reflexivo e polêmico, com uma opinião firme das questões de nossa região, principalmente de Tauá. As 13:30h às 14:00h Edir Fernandes comanda o Correio Cultura Avisos e Convites, programa que conserva até hoje seu nome juntamente com Opinião do Povo.

Das 14:00h às 16:00h Tomás Junior apresenta o Show da Tarde com muita musica, diversão e humor. As 16:00h às 18:00h Arrochando o Nó com Edir Fernandes o forrorzeiro danado de bom, fazendo o forrorzão do povão, um forró tradicional. Das 18:00h às 18:30h Prece Poderosa com Antônio Ari Alencar um programa religioso e das 18:30h às 19:00h o programa Está Escrito da Igreja Betesta com musica gospel. Após a Voz do Brasil o último programa Cristo Razão de Viver apresentado pela Igreja Assembléia de Deus sobre a Supervisão do Pr. João Bezerra.

No final de semana a programação tem um gênero semelhante aos demais dias com um diferencial no programa Encontro de Saudade e Domingo com Roberto Carlos com Flaviano Oliveira, Domingo Rural com Dr. Jorge Hauser, Campeãs da Semana com o Franzé Mota e Domingo Total com o Sampaio Moreira.

Em pesquisa realizada recente sobre a audiência das emissoras de Rádio de Tauá a Rádio Cultura ficou em 1º lugar em todas as programações com 64,3% de audiência, e o programa Opinião do Povo obteve 72,5%. Tudo isto é fruto de um profissionalismo imparcial com uma programação eclética, uma rádio que leva você a serio, uma emissora para você sintonizar, que tem um gênero de entretenimento, musical e gospel music, informativo, prestador de serviços, humorístico, policial, político, cultural, social, interativa, dinâmica, diversificada, atendendo todas as camadas sociais independente de cor, ideologia e concepção religiosa.

A  nove, meia, zero (960 Khz) que está em seu estúdio digitalizados no planalto dos Colibris e filiada a ACERT e ABERT já esteve sintonizada na freqüência de 1460 Khz, hoje é operada com um quilo de potência, com uma antena de 78 metros de altura fazendo assim seu sinal chegar mais distante deixando suas co-irmãs na retaguarda. Esperara-se que seja instalado um transmissor de estado sólido o  que tem de mais moderno no momento para seu 28º de aniversário, deixando a Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda num status de protuberância.

 

 

 

Agradecemos o Universitário Luis Auci,pelo ótimo trabalho realizado a respeito da nossa emissora.Obrigado

 

 

[1] Graduado em Pedagogia pela UECE – CECITEC, graduando em Ciências Biológicas, graduando em Teologia – STADEC e Licenciado em Língua Inglesa UECE – CECITEC (PRAE).
[2] Prata de casa: Profissional formado naquele local, onde iniciou suas atividades.
[3] Termo utilizado para designar o poder de audiência, convencimento, credibilidade e criticidade.
[4] Top of Mind – A melhor de todas as outras emissoras, ficando em 1º lugar.

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites