História

A Rádio Cultura dos Inhamuns é sem dúvida a melhor emissora de rádio da região dos Inhamuns, além de ter sido a pioneira em radiodifusão. A contribuição no desenvolvimento sócio-cultural é percebível em toda esfera da sociedade inhumunhense, onde tem assumido a dianteira em todas manifestações populares.

O Decreto nº 83.813, de 7 de agosto de 1978 deliberado pelo Presidente da República que em uso de suas atribuições que lhe confere o artigo 81, item III combinado com o Artigo 8º, item XV, letra “a”, da Constituição, e tendo em vista o que  consta do processo MC nº 6.133/78(Edital nº 48/78), decreta no Artigo 1º – Fica outorgada concessão a Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda, nos termos do artigo 28 do Regulamento dos serviços de Radiodifusão, aprovado pelo Decreto nº 52.795, de 31 de outubro de 1963, para estabelecer, sem direito de exclusividade, uma estação de radiodifusão sonora em onda média de âmbito regional, na cidade de Tauá, Estado do Ceará: Brasília, 7 de agosto de 1979, assinado pelo Presidente da República Federativa do Brasil: João Batista de Figueiredo.

A líder de audiência na região dos Inhamuns só iniciou sua radiodifusão  em caráter experimental no dia 28 de novembro de 1980 e depois de um mês de funcionamento no dia 28 de dezembro de 1980 deu-se sua inauguração. Tauá viveu um dos momentos mais importante de toda sua história, um marco de alta relevância no cenário da comunicação sonora.

Sobre a instituição desta emissora deve ser ressaltado o nome de maior proeminência na constituição desse sonho tauaense, o eterno Ex-Deputado Estadual em 6 Legislaturas (1966 – 1990), Médico formado pela Universidade Federal do Recife (1956), Ex-Prefeito de Tauá (1962 – 1966), Ex-Secretário de Saúde do Estado (1973/74), Ex-Presidente e  Ex-Primeiro Vice-Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, assumiu o Governo do Estado no Exercício da Presidência Assembléia Legislativa (1970/72 e 1980/82), Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) Dr. Júlio Gonçalves Rêgo. No momento de inauguração tiveram presente o Governador Virgilio Távora, Ministro de Minas e Energia César Carls, Deputado Federal  Claudino Sales, radialistas: Peixoto de Alencar (maior radialista na época) e Arnaldo Santos ambos da Rádio AM Dragão do Mar e o Prefeito Municipal de Tauá Joaquim de Sousa Bastos. A principio nesta Rádio os sócios eram o então Parlamentar Deputado Júlio Rêgo e o Deputado Federal Claudino Sales de Crateús, mas, em 1982 passa a pertencer de forma definitiva até hoje ao Dr. Júlio Rêgo como Diretor presidente e ao  Dr. José Rêgo Filho  como superintendente.

Em 1987 a emissora ficou sobre a superintendência de seu irmão José Rêgo Filho e o maior locutor da região Inhamunhense Antônio Sampaio Moreira assume a gerência administrativa da rádio. Hoje os sócios são: Dr. Júlio Gonçalves  Rêgo, Dr. José Rêgo Filho, Dr. Júlio César e Dr. Rêgo Neto.

Uma emissora que se preze tem que ganhar prêmios do fruto de sua capacidade profissional, onde coloque em um nível de superioridade, mas, com os pés no chão, ou seja, humildade, aceitando desafios, lutas e com um sonho a ser alcançado: “Um sonho de se sonha só é um sonho, mas, um sonho que se sonha juntos não é um sonho é uma realidade concreta”, então, a  Voz da Região ganhou o Premio de Destaque no ano 2005 pela ACERT.

 

 

 

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites