Tauá inicia os festejos do centenário de Joaquim Feitosa

Tauá. Esta cidade, na região dos Inhamuns, dá início às festividades alusivas ao centenário de nascimento de Joaquim de Castro Feitosa, hoje (10), com uma ampla programação social, cultural e artística. O evento começa bem cedo, com uma alvorada festiva às 5 horas da manhã. Às 7h30 será celebrada missa e, em seguida, haverá café comunitário. A programação será realizada na Praça do Museu Regional dos Inhamuns, da Fundação Bernardo Feitosa.

A partir das 19 horas, haverá sarau lítero-musical e lançamento do catálogo do Museu dos Inhamuns. A programação do centenário de Joaquim de Castro Feitosa vai se estender até o próximo 8 de dezembro, com eventos mensais. Todos as atividades são realizadas pela Fundação Bernardo Feitosa e têm o apoio da Prefeitura de Tauá, do governo do Estado e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

O centenário de Joaquim de Castro Feitosa transcorre no dia 30 de novembro. Nascido em 1915, ele morreu em 5 de dezembro de 2003. “Um dos seus sonhos tornou-se realidade que foi a fundação do Museu Regional dos Inhamuns, uma referência histórica e de pesquisa no sertão cearense”, observou a filha, Fátima Feitosa. No próximo dia 23 de abril, haverá a Cavalgada da Fé, durante festejos de novenário em louvor a Jesus, Maria, José, a partir das 16 horas no distrito de Marrecas, zona rural do Município. No dia 28, Dia da Caatinga, na Assembleia Legislativa do Ceará, está prevista a realização de sessão solene para a entrega da Medalha Ambientalista Joaquim de Castro Feitosa, no Plenário 13 de Maio.

Durante a Semana Nacional dos Museus, no dia 18 de maio, será realizada, na cidade, exposição itinerante sobre o homenageado. Por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, serão promovidas atividades em Fortaleza, no Parque Adahil Barreto; e em Tauá, no Parque da Cidade, no Serrote Quinamuiú e na Estação Ecológica de Aiuaba.

Em agosto está prevista a realização de um concurso literário em sessão especial na Câmara Municipal de Tauá. Durante desfile de 7 de Setembro haverá homenagens a Joaquim de Castro, carinhosamente conhecido por Dr. Feitosinha. Em outubro, no dia 29, às 9 horas da manhã, haverá reinauguração da Biblioteca Joaquim de Castro Feitosa, na Fundação Bernardo Feitosa.

Em 30 de novembro, quando transcorre o centenário de nascimento do homenageado, haverá a partir das 19 horas, um tributo a Joaquim de Castro Feitosa, no Auditório Maria Carmem, em Tauá, sob a organização da professora Adelaide Gonçalves, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Fundação Bernardo Feitosa. Em seguida, apresentação de peça teatral. A programação será encerrada em 8 de dezembro, por ocasião da conclusão dos festejos religiosos em honra de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na localidade de Cococi, em Parambu.

Joaquim de Castro Feitosa é o primeiro dos quatro filhos de Bernardo de Castro Feitosa e Raimunda Alves Feitosa. Nasceu em um ano de seca que entrou para a história, 1915, mas cresceu forte, sereno, destemido e iluminado. Formou-se em Agronomia pela UFC. Realizou pesquisas e cursos e produziu várias publicações técnicas e científicas sobre o clima do sertão, seca, cajueiro – pragas e manejo, caracterização do solo do sertão, construção de açudes, criação de cabras. Fundou, em 1974, a Sociedade Cearense de Defesa da Cultura e do Meio Ambiente. Idealizou e instituiu a Fundação Bernardo Feitosa, mantenedora do Museu Regional dos Inhamuns. É detentor de diversas comendas e honrarias.

Honório Barbosa
Colaborador

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites