Dia de São José deve ter chuvas em todas as macrorregiões do Ceará, diz Funceme

Ceará apresenta condições favoráveis para chuvas em todas as macrorregiões nesta sexta-feira (19), quando é comemorado o Dia de São José, padroeiro do Estado, de acordo com previsão do tempo feita pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A tendência é que os principais acumulados ocorram nas macrorregiões do Litoral Norte, Ibiapaba, Cariri e Jaguaribana. Nestas, a previsão é de eventos de chuva, ou seja, expectativa de registros em mais de 50% dos territórios.

Já para o Maciço de Baturité, Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e ainda no Sertão Central e Inhamuns, a tendência é de chuvas isoladas. Nas regiões situadas mais ao norte do Ceará, os acumulados deverão se concentrar entre madrugada e manhã.

As chuvas no Dia de São José tem valor simbólico e cultural, principalmente, para os cearenses mais tradicionais. De acordo com a crença popular, se chove no dia do santo, o “inverno cearense” — que na verdade é a quadra chuvosa — terá boas chuvas.

Tais precipitações esperadas para o Dia de São José estão relacionadas a áreas de instabilidade que estão se formando, principalmente, por causa da presença de um Cavado em Altos Níveis (CAN), fenômeno meteorológico com relativa pressão atmosférica baixa.

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites