Grávidas e puérperas com comorbidades vão ser incluídas na terceira fase da vacinação contra Covid-19, no Ceará

As grávidas e puérperas que possuem alguma comorbidade vão ser incluídas — e priorizadas — na terceira fase da vacinação contra Covid-19 no Ceará, de acordo com Magda Almeida, secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do estado (Sesa). Dentro da mesma fase, porém em momento posterior, a vacina deve chegar às gestantes e mulheres que deram à luz há pouco tempo sem problemas de saúde.

A terceira fase da vacinação, que inclui pessoas com comorbidades, deve começar no Ceará daqui a cerca de duas semanas, também de acordo com a secretária. A inclusão das mulheres com essas condições já estava nos planos do Governo do Ceará, e foi reforçada com a publicação de uma nota técnica do Ministério da Saúde.

“No primeiro momento, serão as gestantes com comorbidade, de qualquer faixa etária. E em um segundo momento, as gestantes independentemente de comorbidade ou não”, explica Magda. Ela revela ainda que as normas com a logística de todas as comorbidades serão apresentadas nos próximos dias.

A secretária pontua também a diferença da vacinação para o grupo de gestantes. “A gente também tem de entender que a [vacinação das] gestantes vai ficar longitudinal, não vai ficar dependente de fase. A medida que a mulher engravide, ela vai ter o direito de procurar os centros e postos de vacinação para se vacinar”, esclarece Magda.

“É importante que a mulher se vacine porque ela vai estar protegendo tanto ela quanto o bebê de futuras complicações e, principalmente, de um parto prematuro”, alerta a representante da Sesa

G1/CEARA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites