Covid-19: Ceará é o 7º estado que mais vacinou com 2ª dose

Em cinco meses de campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, iniciada em 18 de janeiro deste ano, o Ceará ocupa a 7ª posição no ranking de vacinação dos 27 estados brasileiros que aplicaram a segunda dose (D2). Com 1.089.344 doses aplicadas, o Estado tem 11,85% da população imunizada com a D2, de um total de 9,1 milhões de pessoas. Em comparação com os estados mais populosos do Brasil, o Ceará está na quarta colocação, ficando atrás apenas de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul no ritmo da vacinação. As informações são de um levantamento* realizado pelo O POVO, a partir de dados das secretarias estaduais de saúde.

O Estado ainda tem 29% da população que recebeu a primeira dose (D1) e aguarda receber a segunda dose para completar a imunização contra a doença. Nos cinco meses do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19, coordenado pelo Ministério da Saúde, o total de 4,6 milhões de vacinas foram entregues ao Ceará. A última remessa entregue no Estado foi no domingo, 20 de junho, com mais de 280 mil doses da vacina AstraZeneca. O Estado conta com dois imunizantes na campanha: CoronaVac/Instituto Butantan e Pfizer/BioNTech.

No balanço da aplicação da segunda dose nos estados mais populosos do Brasil, o Ceará aparece em quarto colocado no ranking de dez estados. Na liderança do ritmo da vacinação contra a Covid-19, aparecem Rio Grande do Sul em primeiro lugar, com 14,93% da população que recebeu as duas doses, em segundo lugar vem São Paulo (12,59%) e em terceiro Minas Gerais (12,36%). Na lista, ainda constam Bahia, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Rio de Janeiro e Pará.

LEIA TAMBÉM | Fortaleza tem 34% da população total vacinada com a 1ª dose contra a Covid-19

 + Fortaleza antecipa calendário estadual e começa a vacinar quem tem menos de 40 anos

O levantamento mostra os estados brasileiros com quantidade de pessoas mais próxima, onde pode ser analisado o ritmo de vacinação da doença nas regiões com população semelhante. Por exemplo, o Ceará possui população estimada de 9,1 milhões de pessoas e tem 11,85% de pessoas imunizadas com as duas doses, enquanto Pernambuco tem 9,6 milhões de pessoas e 10,66% da população vacinada com a D2, ocupando a oitava posição no ranking.

Made with Flourish

Campanha de vacinação no Ceará

Na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado, 151 municípios iniciaram a vacinação do público geral, de 18 a 59 anos. Dentre eles, estão Fortaleza, Caucaia e Eusébio; a nova etapa da campanha acontece de forma escalonada por ordem decrescente de idade, a partir dos 59 anos. Para receber a vacina na Capital, as pessoas devem estar devidamente cadastradas na plataforma Saúde Digital.

Como forma de intensificar o número de pessoas cadastradas na plataforma, a Prefeitura de Fortaleza realiza o mutirão para cadastro da vacinação em 30 locais na Capital. A mobilização busca realizar o cadastramento de pessoas que não conseguiram efetivar o processo por falta de recursos, como internet e equipamentos eletrônicos, ou que não sabem como se cadastrar na plataforma.

LEIA MAIS | Por que não basta se vacinar para dispensar máscara e cuidados: entenda a imunidade coletiva

Além do público em geral, as pessoas incluídas nos grupos prioritários das fases 1, 2, 3 e 4, do PNI, estão recebendo os imunizantes contra o coronavírus em paralelo. Dentre as categorias, estão: trabalhadores da saúde, idosos, indígenas, quilombolas, pessoas com comorbidades, grávidas, puérperas, pessoas portadoras de deficiência, moradores de rua, trabalhadores da educação, profissionais do transporte coletivo rodoviário, metroviário, aéreo, aquaviário, portuários entre outros.

*O levantamento do O POVO foi realizado a partir de dados das secretarias estaduais de saúde atualizados nessa segunda-feira, 21. A estimativa populacional dos estados é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020. O percentual da vacinação foi calculado a partir da quantidade de doses aplicadas nos estados com o valor populacional de cada região.

OPOVO

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites