Escolas públicas de ensino médio vão concluir o semestre letivo em ensino remoto

Mesmo com as escolas de ensino médio autorizadas a voltar às atividades presenciais a partir da próxima segunda-feira (14), as escolas públicas estaduais vão continuar em sistema remoto de ensino. Ao menos até o fim do semestre letivo neste mês de junho, segundo a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e o Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias da Educação e da Cultura do Ceará (Apeoc).

A perspectiva do Estado é retomar as atividades presenciais somente no próximo mês de agosto. Porém, em modelo híbrido, ou seja, mesclando aulas presenciais e remotas. “Assim que possível, será efetivado esse retorno de forma gradual e segura, conforme orientação do Governo estadual”, informou, em nota, a Seduc.

 

VACINÔMETRO NO CEARÁ | COVID-19

 

Anízio Melo, presidente da Apeoc, afirmou que a decisão da pasta estadual está em acordo com o posicionamento do sindicato, que julga necessário debater antes, principalmente, as condições sanitárias e estruturais das escolas para que o retorno às atividades presenciais seja seguro.

“Nossa perspectiva, primeiro, é de garantir a completa vacinação de todos os profissionais da educação, da comunidade escolar e acompanhar a estruturação das escolas estaduais para verificar se estão sendo feitas todas as adaptações necessárias”, disse Melo.

 

Até a última quinta-feira (10), foram vacinados em primeira dose contra a Covid-19 94,74% dos profissionais da educação do Ceará cadastrados no Saúde Digital — dos ensinos básico e superior, conforme o Vacinômetro.

Enquanto as aulas presenciais não retornam, porém, o presidente sindicalista reforça que as atividades remotas devem continuar sendo fortalecidas e comemora a garantia, por parte do Governo, de chips de Internet, tablets para alunos e computadores para professores.

 

LEIA MAIS

Sala de aula vazia
EDUCALAB

LIMINAR DERRUBA OBRIGATORIEDADE DE TERMO DE COMPROMISSO PARA VACINAR PROFESSORES NO CEARÁ

sala de aula vazia no ceará
EDUCALAB

SINDICATO PEDE RETORNO PRESENCIAL DO ENSINO MÉDIO NO CEARÁ E RELATA PLÁGIOS EM PROVAS ONLINE

EDUCALAB

ENEM DIGITAL: EDIÇÃO 2021 SERÁ APLICADA COM RECURSOS DE ACESSIBILIDADE

 

REDE PRIVADA

Na rede privada de ensino, a notícia da volta às aulas presenciais animou diretores de escola.

Apesar de o Sindicato de Educação da Livre Iniciativa do Estado (Sinepe-CE) não ter o levantamento de quantas escolas devem retornar a partir da próxima segunda-feira (14), Henrique Soárez, coordenador da Força-Tarefa de Volta às Aulas Presenciais do sindicato e um dos diretores do Colégio 7 de Setembro, acredita que, pelas manifestações que está acompanhando, praticamente todas as associadas devem voltar.

 

“A gente está esperando esse retorno há tanto tempo que já estava tudo pronto”, garante o diretor, que afirma que as escolas estão em condições sanitárias adequadas.

 

Segundo ele, as aulas do ensino médio serão no modelo híbrido, e os estudantes que permanecerem em casa poderão continuar assistindo virtualmente.

“Foram 452 dias que os alunos do ensino médio ficaram longe da escola. Um aluno que estava começando o segundo ano quando veio a pandemia e que está voltando pra escola na segunda-feira, já está na metade do terceiro ano com o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] vindo daqui a três, quatro meses. […] O que vai acontecer, pedagogicamente, é que a gente vai entrar numa fase de quase que conhecer os alunos outra vez”, destaca Soárez.

DN

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites