INSS retoma prova de vida a partir desta terça-feira; Mais de 660 mil cearenses podem ter benefício bloqueado

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma, nesta terça-feira (1º), a prova de vida anual que estava  suspensa desde o ano passado por causa da crise sanitária. Os aposentados, pensionistas e detentores de auxílios precisam provar que estão vivos para continuar a receber o benefício. Segundo o INSS, no Ceará, mais de 660 mil beneficiários estão pendentes para fazer o procedimento. Pessoas incluídas neste grupo, caso não façam a prova de vida no tempo correspondente, conforme o calendário estabelecido pelo INSS, devem ter o benefício bloqueado até a regularização da situação.

Aqueles que foram convocados a fazerem a prova de vida pela internet e não o fizeram, serão os primeiros a terem o benefício bloqueado. A partir desta terça-feira (1º), os segurados que não realizaram a prova de vida, terão de ir aos bancos para realizar a comprovação de vida. Este cronograma deve ocorrer conforme a escala do mês de aniversário.

Os segurados precisam ficar de olho para não cair em golpes. O INSS tem alertado que o órgão não telefona para os segurados pedindo foto da face pelo celular, nem dados dos pessoais, como identidade, CPF, número de benefício para realização da prova de vida.

O alerta foi feito após surgirem denúncias de que criminosos estavam  entrando em contato com aposentados e pensionistas com a justificativa de marcar ou agilizar a prova de vida por biometria facial. A ligação, no entanto, era uma tentativa de obtenção de informações pessoais dos segurados para possíveis golpes.

CEARAAGORA

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites