Novembro Azul: Sistema Ceará Agora estimula homens a enfrentarem o medo para evitar o câncer de próstata

O Sistema Ceará Agora de Comunicação abre, nesta segunda-feira (1º), o mês de novembro com entrevistas e mensagens sobre a prioridade que os homens devem ter para buscarem um urologista, realizarem uma consulta e se submeterem a exames que os dêem tranqüilidade quanto à saúde da próstata. A mobilização nasce com o ‘Novembro Azul’, mês que é dedicado a campanhas de esclarecimentos sobre a doença que mais mata entre os homens.

O recado para a população masculina, por meio das mensagens neste site e nas emissoras de rádio do Sistema Ceará Agora de Comunicação, é uma contribuição para os homens refletirem, jogarem o preconceito de lado, enfrentarem o medo e atenderem à recomendação médica para realização dos exames do PSA e do toque retal para o diagnóstico precoce de neoplasias na próstata.

Os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que o câncer de próstata é responsável por 28% dos óbitos entre os homens. O mais preocupante é que, nesse período da pandemia, diminuiu o número de consultas e exames, o que pode gerar um diagnóstico tardio da doença. Segundo o médico Emanuel Veras, urologista do Hospital Haroldo Juaçaba, de Fortaleza, quanto mais tarde diagnosticada a doença, menos chances de cura tem o paciente.

EMANUEL NO JORNAL ALERTA GERAL

O médico Emanuel Veras dedica 15 minutos de sua agenda para conversar, nesta segunda-feira (1º), no Jornal Alerta Geral, com os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida sobre o câncer de próstata. A conversa tem orientação e esclarecimentos para os homens se conscientizarem da necessidade de uma simples consulta ao urologista que pode livrá-los da doença que mais os afetam. Gerado pela Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, o Jornal Alerta Geral tem transmissão pelas redes sociais do @cearaagora e por mais de 20 emissoras de rádio do Interior do Estado. O conteúdo da entrevista fica disponível neste site.

MENSAGEM SOBRE O ‘NOVEMBRO AZUL

As mensagens sobre o mês de novembro, com o ‘Novembro Azul’, estarão sendo veiculadas pelas rádios que integram o Sistema Ceará Agora de Comunicação e ficam disponíveis, também, para as emissoras que retransmitem o Jornal Alerta Geral. Uma das mensagens tem a seguinte abordagem:

’Uma doença silenciosa e perigosa para os homens: o câncer de próstata pode ser evitado. Os exames de PSA e toque retal são essenciais para detectar, de forma precoce, o surgimento de nódulos, tumores, na próstata. Os exames previnem porque, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura’’. Aqui, na Agora FM 107.5, você tem muito mais informações sobre o Novembro Azul.

CEARAAGORA

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites