Secretaria da Saúde emite nota de alerta após Ceará registrar 18 casos, só em dezembro, de influenza A

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), emitiu, nesta quinta-feira, uma nota informativa que alerta para a crescente de casos de síndrome respiratória aguda e de influenza A (H3N2), um dos vírus de maior circulação mundial entre as Síndromes Gripais (SG). Este último, só em dezembro, ja foi registrado 18 vezes no Ceará.

No caso dos pacientes com influenza A, todos possuíam sintomas leves e testaram negativo para a Covid-19. A faixa etária mais prevalente foi de 20 a 49 anos.

O documento foi lançado como alerta à população e profissionais de saúde, devido ao aumento de casos da influenza e outros vírus respiratórios. A indicação é se “manter alerta para identificação precoce de casos”.

Segundo Richristi Gonçalves, secretária-executiva de Vigilância e Regulação em Saúde da Sesa, os sintomas são aprecidos com os de covid e atestagem para a doença é a mesma.

O que é a influenza A H3N2?
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o vírus H3N2 é um dos subtipos da influenza A. Os sintomas dele são os clássicos de uma gripe: febre alta com início agudo, cefaleia, dores articulares, constipação nasal e inflamação de garganta e tosse.

Em alguns casos pode haver vômito e diarreia, sendo estas manifestações pouco frequentes e mais comuns em crianças.

O H3N2 é considerado sazonal e bem conhecido ao redor do mundo desde que ocorreu uma pandemia em 1968 (gripe de Hong Kong).

SRAG no Ceará
Entre 1º de janeiro e 4 de dezembro, 67.762 casos de SRAG no Ceará foram notificados. Destes, somente três foram confirmados como influenza: 1 influenza A (sem subtipo, pois foi amostra de laboratório particular), 1 influenza a (H3N2) e um influenza B.

Conforme a Sesa, o paciente com H3N2 chegou a ser internado, mas recebeu alta. Ele mora na região Norte e tem 76 anos. 17.830 casos estão investigação, enquanto 49.932 já foram investigados.

CEARAAGORA

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites