Ceará passa de 32 mil conexões de geração própria de energia solar

O Ceará ultrapassou as 32 mil conexões de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos, chegando a 398,4 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

O levantamento é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar) e aponta que, desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Estado a atração de mais de R$ 1,9 bilhão em investimentos, geração de mais de 11,9 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 518,9 milhões aos cofres públicos.

Com isso, segundo a entidade, a potência instalada de geração própria de energia solar coloca o Ceará na décima posição do ranking nacional da ABSolar. A entidade congrega empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva do setor solar fotovoltaico com atuação no Brasil, tanto nas áreas de geração distribuída quanto de geração centralizada.

“Atualmente, são mais de 39,8 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e confiabilidade elétrica”, destaca o levantamento.

 

Alternativa para reduzir o aumento na conta de luz

Para este ano, com o aumento elevado nas tarifas de energia, a entidade frisa em comunicado que o setor espera um crescimento acelerado, especialmente em relação aos sistemas de geração própria solar. Corrobora para o avanço também a entrada em vigor da Lei n° 14.300/2022, que criou o marco legal da geração própria de energia.

“As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos atualmente, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”, defende Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSolar.

OPOVO

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites