Após fim da quadra chuvosa e do segundo mês pós estação, açudes do Ceará começam a perder carga

Apesar de o período de chuvas , no Ceará, ter sido bom e ter dado uma boa recarga nos açudes que abastecem o Estado, as precipitações começaram a reduzir desde o mês passado e, com isso, o volume dos reservatórios voltou a cair após quatro meses de alta. Ainda assim, o cenário geral de abastecimento é melhor do que o dos últimos oito anos.

De acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, gerido pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o mês de junho encerrou com 39,2% de preenchimento dos açudes. Agora, ao fim de julho, o percentual diminuiu para 38,6%.

Mesmo com a redução, o volume atual ainda é superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando os reservatórios acumulavam 27,7% da capacidade total, e dos sete anos anteriores. Apenas julho de 2013 encerrou em melhor estado, com 39,5%.

SITUAÇÃO DAS BACIAS

Mais importante – e m,aior – açude que abastece o Estado, o Castanhão está com 24,3% de volume. Segundo as resenhas da Cogerh, ele foi o açude com maior aporte de água neste ano, já que finalizou o mês de janeiro com apenas 8,46% do total.

Orós e Banabuiú, segundo e tercerio mais importantes, respectivamente, também estão numa situação melhor do que iniciaram o ano. O primeiro mais que dobrou, passando de 22,7% para 50,5% no mesmo período. Já o segundo teve um ritmo mais lento, crescendo de 8,18% para os atuais 10%.

CEARAAGORA

Rádio Cultura dos Inhamuns Ltda.

Av. Moacir Pereira Gondim 333 || Planalto dos Colibris || Telefones/Fax: (88) 3437 – 1346 e 3437 – 1347

Celular (88) 9719 2020 || E-mail: rcultura@usedata.com.br

Desenvolvido pela Auranet hospedagem de sites